Eu posso me permitir sofrer, mas não posso me permitir
morrer. Me reporta à morte, a sensação de impotência diante da vida. Não. Isso eu não posso permitir. Acumular fatos,
dores, sensações, pessoas, sentimentos, angústias e outros lixos mais da vida,
e de repente ver que eles te engoliram num circulante furacão do medo. E ai se ver longe da vida...não exatamente morto, mas pior do que isso ; vivo e longe
da vida. Nessa hora muitos “adeus” se fazem necessários. É a hora. Voltar para
a roda viva da vida. Viver, sofrer, sorrir, amar, desejar, frustrar...
Já tive épocas de entender o adeus como fim... e desta
maneira, posso dizer que o adeus é a coisa mais doída que existe. Traduzir num
adeus toda a impossibilidade de existência, de continuidade, de vida. Mas a negação do adeus também te coloca num estado
vegetativo. É preciso dizer. E a vida, encantadoramente sábia como é, nos oferece durante o caminhar, inúmeras
possibilidades de reconstruir a dor do adeus. E são tantas as reconstruções que
um dia o adeus deixa de ser dor. De maneira lenta, inebriante, sutil, e
profunda, de repente você olha pro adeus e não o vê como dor. Sei lá porquê,
ele toma forma de promessa, de recomeço, de novas possibilidades. Dizer adeus é
dar chance ao recomeço, diz uma escritora. Revitaliza a alma este
entendimento... e se um dia, dizer adeus foi dor, hoje é amor...amor principalmente
por mim mesma. Dizer adeus a tudo que não quero mais, a tudo que me fere, que
me maltrata. Seja comentários, seja ingratidão, seja falsidades, seja velhas
verdades. Dizer adeus me liberta, e é assim que quero viver...livre! mudar ,
nascer, e entender a famosa frase “a cada dia basta o s eu mal”. Quero também
pensar “ a cada dia o seu bem”, pois é assim que é. E no viver, saber se
deparar com o bem e com o mal, sem promessas ou intenção de amontoá-los na
vida. Quero me ver livre do que me faz mal... mas quero me ver livre da
preguiça de dizer adeus mesmo ao bem. Porque se é bem vai renascer novamente,
no outro dia, com formato e energia nova. Então quero o meu bem renascido,
diariamente...pronto para compor o rol de fatos da minha história. E a cada dia
concluir, fechar ciclos, numa proposta de amanhecer a cada dia, certa de que, o
que ontem me feriu, ficou no ontem, e somente permitirei que renasça, aquilo que foi bom e que poderá me fazer melhor.
Abraço vivo , forte e renascido ,
Luciene