terça-feira, 22 de maio de 2012

É fato? Ou é ilusão?


"Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente (e na minha vida) não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos." (René Descartes)

Ilusão e fato....onde começa um e termina outro? No fato, por ser fato, a ilusão desaparece? Talvez... Não necessariamente. Que necessidade é esta de algumas pessoas brigarem tanto com a ilusão?? Chega a ser um ato de insanidade esta briga. Matar a ilusão é matar a si mesmo. Quem é que consegue viver puramente o fato, o real?  Quem se propõe a isso adoece. A ilusão engana, mas também aquece. Derrama, mas também constrói. Necessário se faz, tê-la no tamanho que te mantém na sanidade. Nem muitos fatos, nem muitos sonhos...somente o necessário para me manter vivo , pleno, forte, e com motivos... pra rir e pra chorar. Não quero somente rir, pois  chorar me engrandece, “lava a alma”, descongestiona o coração. Rir também.. por isso quero os dois... quero tudo ! Quero ir do mal ao bem, do sorriso a careta, do afago ao grito, principalmente se for preciso. Quero (re)significar tudo que há em mim, nada a descartar... tudo a transformar!!!! E assim poder a cada dia estar melhor, mais completa, mais livre, mais inteira. Cheia de fatos... mas também cheia de sonhos... e quando isso tudo puder caminhar junto, estourarei de prazer ...e quando um ou outro sobressair, entenderei. Um dia de cada vez... mas sempre na maior intensidade!!

Abraços,
Luciene

terça-feira, 8 de maio de 2012

A vida numa almofada


Em que a vida se parece com almofadas?? Nem sei porque mas isso me veio no pensamento. Num destes momentos em que a gente fica solta em devaneios...longe da realidade... livre de qualquer amarra. Foi num destes momentos que me perguntei isso. E resolvi compartilhar... Vida e almofada tem tudo a ver. Começando pela almofada, e sei que existem vários tipos, mas  peço que imagine uma... gostosa, macia, aconchegante, nem sempre necessariamente linda... mas inquestionavelmente aconchegante. De tão acolhedora, muitas vezes queremos passar horas seguidas debruçadas nela. Porém, o corpo com o passar do tempo sinaliza que é hora de desgrudar, levantar, mudar de posição... aquilo que no início e por um longo tempo foi deliciosamente relaxante, agora traz incômodo. Por isso almofada tem tudo a ver com a vida... muitas vezes encontramos a posição certa, e nos entregamos a ela. Passamos anos, meses, dias,  e de repente a mente sinaliza que é hora de mudar. Tudo começa com um pequeno sinal do corpo... e insistentes que somos, por muitas vezes giramos o corpo numa tentativa ingênua de driblar o incômodo e permanecer encostado. Mas a vida é esperta...e nos cobra levantar. Lindo isso! A vida se fazendo viva! Numa música muito especial, da conhecida banda Paralamas do Sucesso, eles dizem que ...”meu erro foi crer que estar a seu lado bastaria”. Nem da almofada e nem de um outro alguém... nada basta. Por mais que se satisfaça com algo, o homem, sujeito, sempre se depara com a falta, com o desejo, com a vontade de algo mais. É o movimento da vida... sempre em busca. Portanto , não se desespere, a falta não  é somente sua... é da humanidade, é de todos. Creia sempre que tudo pode mudar ( agora ao contrário do que prega a referida música) , que tudo pode ser diferente. Não se contente... queira mais, dê mais, peça mais, deseje mais, busque mais. Crie e recrie quantas vezes precisar ou desejar... e acredite sempre, pois  talvez,  essa seja a marca da diferença, entre a saúde e a doença ...
 Beijos
Luciene