Há tempos venho observando com
especial atenção a questão da tolerância no comportamento das pessoas. Percebi
que este sentimento se apresenta de diferentes modos e intensidades. Também
constatei que há pessoas que não o tem e
talvez nem mesmo o conheçam. Fiquei pensando em várias nuances do assunto e
resolvi escrever ... vi que a tolerância é um grande desafio. Percebi que
existem pessoas que não toleram nem a si mesmas; pessoas que não toleram a
felicidade. Isso é incrível
mas é verdade. Quando coisas boas estão presentes, estes entristecidos sujeitos
que se apresentam como realistas, logo acham contestações a fazer. Realismo ou
pessimismo? Precisamos descobrir em qual eixo deste nos mantemos. Realismo não
despreza encantamento, sonho. Sendo assim, neutralize com a força dos teus
sonhos, da tua alegria, da tua coragem, o pessimismo daqueles que se julgam os mais realistas e mais entendidos
sobre mal estar da existência. Nunca queira o título de "expert em problemas existenciais"!!Se alguém te disser que você não entende de problemas, não se sinta ofendido; ao contrário sinta-se abençoado por não ter feito dos problemas que já viveu a sua marca. Nunca deixe que ninguém mine os seus sonhos ou
fragilize sua força. Temos que aprender a conviver com a felicidade e parar de boicotar quando ela dá
sinais de presença na nossa vida. Cada um de nós pode achar alguém do próprio
convívio com esta habilidade mórbida de matar alegrias. Em outra época talvez
eu dissesse : fuja deles!! Hoje com toda certeza, eu sugiro; encare eles!
Mostre como a realidade da felicidade também existe, basta um pequeno
detalhe... que a compreendamos na sua imperfeição. Não é porque não existe
felicidade absoluta, que podemos desprezar suas doses fracionadas. Isso é estar
aberto, isso é sabedoria, e mais, isso é felicidade!!!!
sábado, 28 de janeiro de 2012
domingo, 15 de janeiro de 2012
Crise de mulher
A cultura popular é rica em nos
mostrar o quão é impossível entender uma cabeça de mulher. Confesso que por
vezes gosto desta afirmação, pois vejo grande encantamento naquilo que tem que
ser decifrado, entendido, observado. Seria entediante se fôssemos totalmente
previsíveis. Mas tem mulher que exagera neste papel. Tem mulher que cultiva em
si, sentimentos e atitudes que a tiram deste lugar de beleza indecifrável e a
coloca num lugar de histeria repugnante. Ser indecifrável e imprevisível é também sedutor.
Implica num estado constante de surpresa. Ser capaz de surpreender com atitudes
de amor, de explosão de alegria, de encantamento, de fragilidade, de riso e de
choro. Mesmo que tudo isso venha como um turbilhão, não importa; se a mulher
for uma mulher feliz, sinceramente feliz, tudo isso vem, e não tira dela todo
este encantamento. Mas por muitas vezes, as mulheres se perdem de sua essência.
Tornam-se conflitantes, inquietas, insatisfeitas, agitadas demais. Transformam
aquilo que era pra ser encantador, em algo constrangedor. Dizem coisas duras,
reclamam de tudo, amam e fazem jogos afetivos para dizer que não importam com o
amor, acham que a indiferença planejada é
o melhor caminho pra manter vivo um relacionamento. Jogam, jogam, jogam,
e acabam por se perder. Não perdem o jogo, mas perdem a si mesmas. É tão mais
fácil ser o que somos. Demonstrar amor, quando amamos,; medo de perder quando o
sentimos, chorar quando entristecemos, sorrir quando nos alegramos. Por medo de
aparentar muita fragilidade, algumas mulheres deixam de mostrar todo o amor que
sentem. É obvio que existe o contrário;
mulheres que demonstram tanto amor que sufocam, mas hoje vamos nos deter
naquelas que temem ser “frágil” . Há que se entender que não é a manifestação
sincera do afeto que a deixa vulnerável ao sofrimento. Ficamos vulneráveis
quando nos distanciamos do que somos e sentimos, para enveredar numa projeção
maluca de mulher indomada. Existe uma grande diferença entre ser indecifrável e
ser desequilibrada. Na primeira você não perde o encanto, na segunda você é
totalmente o desencanto. Tem mulher que deixa de ser encanto pra ser
transtorno; deixa de ser amor para ser cobrança, deixa de ser sedutora para se
tornar administradora da relação. Não administre, sinta apenas. Quando os
lábios falam demais não há espaço para se ouvir o coração. Silencie os lábios e
ouça o que está te dizendo o coração. .
Se hoje está sombra... torne-se luz. Saia da crise. Seja exclusivamente mulher,
a indecifrável mulher, que por sua simples condição de mulher, eleva-se na
exuberância da feminilidade, do encanto e da sedução!
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Pessoas são como portos!
Lugares de chegada e de despedidas... são portos , estações,
e seres humanos. Somos sim, como portos... em nossas vidas, chegam pessoas e
partem a todo momento. Chegam pessoas e
quando partem, são partes. Parte de uma história, parte de sentimentos, parte
de nós. O bom de tudo isso é saber ser porto, saber receber, saber acolher,saber
conviver e saber aprender, pois assim,
nem mesmo a partida é capaz de anular a beleza da acolhida!!!
Assinar:
Postagens (Atom)