segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que vale na vida não é se as coisas são perfeitas, mas sim se elas são verdadeiras!!


"O abuso da graça é afetação; o abuso do sublime, absurdo. Toda perfeição é um defeito." (Voltaire)
Quem busca pela perfeição, não tem tempo de viver , pois está demasiadamente preocupado em  corrigir (a si e aos outros)! Ser perfeito... até que ponto essa busca vale a pena? Não temos a resposta, mas podemos divagar na dúvida. Uma coisa é fato;  a perfeição não é deste mundo, ou pelo menos não é deste momento. O homem não está no nível da perfeição e nem preparado pra ela. Sua busca é sofrida, pois está sempre condenada ao desgaste do fracasso. E quantas pessoas ainda trilham este caminho... caminho fadado ao cansaço e  decepções. Alguns trilham buscando a perfeição dos outros que partilham suas vidas, outros trilham buscando maquiar-se para que todos pensem que é perfeito!! Seja qual for a opção, fadada estará à insanidade. Sim, pois acreditar que podemos realmente corresponder a tudo que há de exato e ideal é entrar num processo de  negação  do que somos, de fantasia exagerada, de projeção demasiada, o que nos coloca a beira de um quadro psicótico. Viver sadiamente, prezar pela felicidade, talvez seja aceitar a vida como ela é. Cheia de graça... e cheia de surpresas. Conviver com o belo e com o feio, com a alegria e com a tristeza. Tolerar as várias nuances que a condição de existir nos apresenta.  Quanta afetação traz o homem que não lida bem com esta condição multifacetada da vida. Quanta histeria, quanto sofrimento, quanto desajuste. Quando na verdade, mal damos conta de nossa imperfeição, há os que se julgam perfeitos. Loucos, loucos, loucos! 
Quanta luta para ser perfeito, quando o que traz a felicidade é ser verdadeiro! E quem pode contestar que o que é verdadeiro, não é perfeito ( mesmo que seja por instantes )?!?  É  a relatividade da vida ! Um beijo a todos que se encantam pela sua  condição imperfeita de ser e se colocam a disposição para aprender e crescer um pouquinho a cada dia, descobrindo com sensibilidade, quais as frações de perfeições alcançamos neste nosso tão imperfeito existir. Luciene


 

Um comentário:

  1. Luuuuuuuu...amei demais! Vivendo e aprendendo sempre... Humildemente, só sei que nada sei!! Bjosss e sucesso.
    Elaine B.

    ResponderExcluir