"O abuso da graça é
afetação; o abuso do sublime, absurdo. Toda perfeição é um defeito." (Voltaire)
Quem busca pela perfeição, não
tem tempo de viver , pois está demasiadamente preocupado em corrigir (a si e aos outros)! Ser perfeito...
até que ponto essa busca vale a pena? Não temos a resposta, mas podemos divagar
na dúvida. Uma coisa é fato; a perfeição
não é deste mundo, ou pelo menos não é deste momento. O homem não está no nível
da perfeição e nem preparado pra ela. Sua busca é sofrida, pois está sempre condenada
ao desgaste do fracasso. E quantas pessoas ainda trilham este caminho...
caminho fadado ao cansaço e decepções.
Alguns trilham buscando a perfeição dos outros que partilham suas vidas, outros
trilham buscando maquiar-se para que todos pensem que é perfeito!! Seja
qual for a opção, fadada estará à insanidade. Sim, pois acreditar que podemos
realmente corresponder a tudo que há de exato e ideal é entrar num processo
de negação do que somos, de fantasia exagerada, de
projeção demasiada, o que nos coloca a beira de um quadro psicótico. Viver
sadiamente, prezar pela felicidade, talvez seja aceitar a vida como ela é. Cheia
de graça... e cheia de surpresas. Conviver com o belo e com o feio, com a
alegria e com a tristeza. Tolerar as várias nuances que a condição de existir
nos apresenta. Quanta afetação traz o
homem que não lida bem com esta condição multifacetada da vida. Quanta
histeria, quanto sofrimento, quanto desajuste. Quando na verdade, mal damos
conta de nossa imperfeição, há os que se julgam perfeitos. Loucos, loucos,
loucos!
Quanta luta para ser perfeito, quando o que traz a felicidade é ser verdadeiro! E quem pode contestar que o que é verdadeiro, não é perfeito ( mesmo que seja por instantes )?!? É a relatividade da vida ! Um beijo a todos que se encantam pela sua condição imperfeita de ser e se colocam a
disposição para aprender e crescer um pouquinho a cada dia, descobrindo com sensibilidade, quais as frações de perfeições alcançamos neste nosso tão imperfeito existir. Luciene
Luuuuuuuu...amei demais! Vivendo e aprendendo sempre... Humildemente, só sei que nada sei!! Bjosss e sucesso.
ResponderExcluirElaine B.