"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa
ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar."
(Clarice Lispector)
Ah como é sutil a existência e o existir,
Sou algo hoje, diferente do que fui ontem, e
certamente diferente do amanhã.
O ontem me trouxe dor que hoje não sei se me
machucaria tanto; e hoje o que não me afeta, pode ser que amanhã me deixe despedaçada. E
ainda assim neste grande movimento do existir,
há quem tente me formatar.
Durante toda a minha existência já fui brisa e já
fui ventania. Acho que já fui até mesmo tempestade...
A vida também já foi brisa, já foi ventania e já
foi tempestade...
Sabe que no final das contas, tudo teve seu
encanto? Descobri neste tempo de vida, que desencanto não é quando as coisas
dão errado... desencanto é quando elas não acontecem!! Dar errado é sinal de
que de alguma maneira ela existiu!! E se
existiu é porque faz parte de você, do que é, do que foi! Fui várias coisas
durante a vida, e hoje me sinto orgulhosa de todas elas. Pelos momentos de
acerto tenho orgulho, e pelos momentos de erro tenho gratidão! Não poderia
acertar sempre... ninguém pode!! Como fui capaz de desejar isso um dia??!!!???
Acertar sempre é incoerente com o desafio do viver,do existir. Pra dizer que
está vivo, o ser humano tem que estar sempre
fazendo opções, o que significa arriscar...o que nos leva então ao
encontro de erros e acertos. Acho lindo alguém que, “mineiramente” falando “dá
conta” de viver, de errar, de lidar com seu erro. Sim porque lidar com o acerto
é por demais prazeroso para ser difícil. E penso que para dar conta daquilo que não
está nas nossas programações, é preciso ser versátil. Versatilidade!!!! Eis uma nova busca... ser várias coisas, ter
vários tons, diferentes intensidades. Isso tem tudo a ver com a existência
plena. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma
ventania, Depende de quando e como você me vê passar. Porque tudo depende de
onde e como estamos. Porisso não me peça para ser por todo o
sempre a mesma coisa... assim você estaria matando a minha liberdade de
metamorfosear. Ser algo único, por todo o sempre, tira totalmente o encanto de
viver, pois viver é transformar. Não me peça para ser exclusiva, equilibrada,
sem nuances, de uma cor só. Não !! Eu quero mais.... quero ser cada dia a força
e a beleza do momento. Quero ser branda...mas quero ser ventania. Quero ser de
vários tons e várias cores, quero ser de várias formas, mas quero ser!! E quero
que me veja assim... e descubra o quanto há de belo em cada faceta. E se você
tiver o mínimo de interesse por mim vai se interessar em me perceber. Passarei
por você de várias formas...mas sempre com minha essência, pois quando digo que
posso ser branda ou forte como uma ventania não quero dizer que não tenho
caráter ou forma...quero dizer simplesmente que meu caráter e minha forma se
manifestaram de maneira diversa em situações diversas. Não tente matar isso nas
pessoas coma as quais convive... isso é a alma se manifestando da forma mais
poética... respondendo à vida e às suas investidas...
E quer saber de mais uma coisa? Na verdade não
podemos ser uma coisa só! Não podemos ser brandos quando a vida nos pede
força... como também não podemos ir com força quando a vida nos pede brandura. Será
que é isso que chamam de equilíbrio?? Sendo isso ou não, somente não posso
permitir que me façam ser sempre a mesma coisa; ou que me queiram sempre igual.
Quero ser algo diferente a cada dia! Algo que se renova...que causa impacto,
que gera impacto, que provoca ondas no mar da vida. Não quero passar o tempo
fugindo das ondas para desta forma garantir meu formato inicial. Quero me
transformar para enfrentar... quero ter a capacidade de ir da força a
fragilidade e da fragilidade a força quando assim se fizer necessário. Não
quero ser sempre forte e nem sempre frágil; nem ser sempre branda, nem sempre intempestiva. Quero ser!
Simplesmente ser! Ser o que for preciso, na hora que for preciso, e que as
pessoas que me amam, saibam me reconhecer e me amar na brandura ou na força, na
calmaria ou na tempestade , ou em qualquer outra maneira que eu precisar me
manifestar nesta linda estória que chamamos de existência.
Beijos e até semana que vem!!
Luciene
Tia Lu,
ResponderExcluirvocê se supera a cada "crônica"!
Adoooro seu blog, sempre me sinto melhor quando leio suas palavras.
Obrigada!!