domingo, 1 de janeiro de 2012

O bom da vida é ser feliz!

... E a vida... e a vida o que é diga lá meu irmão; ela é a batida de um coração; ela é uma doce ilusão...  

Nesta época , de início de um novo ano, costumamos desejar felicidade, mas sabe o que é bom mesmo? Bom mesmo é olhar pra sua estória e ter orgulho dela! Sentir orgulho por ser quem é, por ter a vida que tem, mesmo sabendo que não somos as melhores pessoas do mundo e nem nossa vida é composta somente por coisas boas e vitoriosas. Mas foi dado ao homem , um dom.  Melhor ainda, vários dons.  E entre eles o dom de iludir-se!!! Que seria do homem sem a doce capacidade de iludir-se! Algumas pessoas , consideram insana a ilusão, porém prefiro pensar que a capacidade de iludir-se é uma arte; e aqueles que fogem dela, precisam rever se a condenam ou se a temem. Iludir-se é um ato de amor. É claro que ilusão excessiva, nos traz sofrimento. Mas isso é com tudo na vida; nada pode ser excessivo, nem o amor, nem a dor, nem o riso, nem o choro, nem a alegria, nem a tristeza. Tudo que excede, nos coloca em estado de torpor, e entorpecidos ficamos vulneráveis demais. Se é que posso pensar num ideal; talvez ele seja o caminho do meio...como diz o budismo...sempre o caminho do meio!! Trabalhemos então no processo de auto conhecimento .  Iludir-se é dar um tom de sonho, de encanto, de esperança, obviamente sem que isso nos coloque numa atitude patológica de negação do real. Não ! não é ser patológico, mas é simplesmente encantar-se pela vida. Até porque, viver é a primeira e a mais bela oportunidade que temos ao nascer. Entender que vida é ilusão, é amor, é alegria, euforia, riso, gargalhadas, mas também  é fracasso, é tombo, desespero, dor, até mesmo porque pra ser sincera, a gente dá uns bons passos no processo evolutivo através da dor. Força, coragem e inteligência, são características de  pessoas que dão conta deste mix de sentimentos! Estes sim são os vitoriosos! Lidam com a vida como ela é, e não como o conto de fadas pintou. Sair do imaginário e entrar no real, deveria ser a nossa busca. Permitir-se a intensidade de cada momento, e de cada sentimento... isso  talvez seja o começa do que chamamos de liberdade. Olhar de frente pra vida, de cabeça erguida, confiante de que seja qual for o momento, é seu, é meu, e dele não podemos fugir. Então o que nos resta é viver! Que a cada dia possamos encarar a vida de frente, feliz, entendendo que cair é inevitável, mas o tempo que se permanece no chão é opção. Corajosos aqueles que por vezes se iludem, pois a ilusão muitas vezes  é o começa de uma realidade encantadora!! Um brinde aos que não a temem!

Um comentário:

  1. Luuuu! Que texto lindo, gostoso de ler... a vida é mesmo um milagre e uma surpresa! Parabéns pelo blog! Que 2012 seja um ano de muito sucesso para você! E que a gente possa ler muitos bons textos seus aqui! Amei a foto e te ver no cantinho direito do meu pc tão linda, me deu mais saudade! bjos

    ResponderExcluir