A verdade não está
com os homens, mas entre os homens.
Sócrates
Caramba!!!! As vezes fico pensando se existe algo mais complicado
do que a tal da verdade! Quantos anos da minha
vida passei em busca desta tal...e só hoje, após muitos anos de busca
posso dizer que estou começando a entendê-la. E malicia do destino...acreditem;
somente a entendi quando me dispus a desencontrar dela. Nos desencontros acabei
entendendo que jamais ela poderia estar comigo. Ela não pertence a ninguém e
nunca vai pertencer. Lutamos as vezes toda uma existência para ser seu dono, e
ela sabiamente nos dribla e nos mostra que para crescer precisamos desprender.
Desprender de quê? Da necessidade de tê-la sempre como troféu. Algumas pessoas
insistem em tê-las por inteiro...quanto engano...como são pesadas estas
figuras. Aqueles que se iludem de que a possuem por completo, se perdem de si
mesmo. Se mantêm incompletos, pois deixam de crescer. Quem se acha pronto e
acredita deter todo o saber de viver, estaciona e permanece na incompletude
vazia daqueles que não reconhecem a grandeza da proposta de SER E CRESCER.
Ainda com o grande Sócrates aprendemos que “o início da sabedoria é sempre a
admissão de nossa própria ignorância”. Acho que a tal da verdade, é na verdade,
uma “pegadinha“ da vida. Num determinado momento de nossas vidas alguém nos ensina que ela existe e que devemos estar
sempre com ela do nosso lado...mas não nos ensinam que ela também vai estar com
todos os demais membros disso que chamamos de humanidade. E esse pequeno
detalhe nos embola toda a existência, porque a partir daí vamos crescendo,
brigando com o mundo e com as pessoas tentando provar que estamos com a posse daquilo
que nos ensinaram ser importante...falar a verdade, estar com a verdade. Quanta
luta!!! Que cansaço desnecessário!! Como é mais fácil viver quando entendemos
que ela é fracionada e que cada pedacinho se encontra com alguém que compõe
nossa existência. Pedacinhos que as vezes se trocam, são maleáveis, se
desorganizam e rapidamente se recolocam nas nossas vidas. E assim é a bendita
maturidade...nos pregando pequenas e belas surpresas como esta...de descobrir
que nossas verdades existem e se completam na medida em que nos dispomos a
realizar a maravilha do CONVIVER...
Nenhum comentário:
Postar um comentário